SAÚDE
90 anos do HCC: confira momentos marcantes da história da instituição que é referência em saúde para a região

Foto Arquivo/O Correspondente
O dia 27 de janeiro marca uma importante data para o Hospital de Clínicas de Carazinho: o aniversário de 90 anos. Desde a inauguração, o HCC soma ao seu legado a referência regional em excelência nos serviços prestados e a qualidade assistencial. A constante busca pela atualização tecnológica permite a combinação da inovação e do compromisso com a sociedade.
Os últimos anos, por exemplo, foram marcados por uma série de investimentos, que consolidaram o HCC como um dos principais hospitais do interior gaúcho. A modernização da estrutura física é vista e elogiada por toda a comunidade regional, afinal, as obras de reformas e ampliações englobaram as estruturas e atendimentos destinados a todos os pacientes, sejam eles particulares, convênios ou usuários do Sistema Único de Saúde - SUS.
O HCC foi fundado em 27 de janeiro de 1935, a partir do desejo de atender as necessidades da popuçação na saúde. Em 12 de fevereiro do mesmo ano foi eleita a primeira diretoria, que conquistou os recursos iniciais para a construção. No ano seguinte, com a eleição de uma nova diretoria, foi adquirida parte do terreno para o prédio. A área foi ampliada no ano seguinte, com a compra de mais uma parcela de terra. Cinco anos de obras se passaram e em 9 de agosto de 1942 o pavilhão central do HCC foi inagurado. Em 1943 a instituição estava em pleno funcionamento e teve 559 internações durante o ano.
Em 1962 novas alas foram construídas e foram criadas salas de cirrugia, maternidade, ambulatórios e emergência. Já naquela época, o HCC se firmava como um dos melhores hospitais do interior do Rio Grande do Sul. Em 1963 conquistou o título de instituição filantróíca.
Entre 1988 e 1990, o HCC foi administrado pela Sociedade Beneficente São Camilo e então voltou para o comando dos carazinhenses, com a instituição do modelo de administração participativa. Foram formadas comissões de trabalho que solicionavam as questões pertinentes e a partir de então novos investimentos em infraestrutura foram inaugurados: diagnóstico por imágem, raio X, ultrassonografia, reforma no ambuatório, farmácia, maternidade, hemodiálise, pediatria, neurologia, entre outros.
Em 2022 foi inaugurada a nova UTI, sendo uma das mais modernas do interior do Estado, com 10 leitos de internação e equipamentos importados. Através das especialidades médicas, o bloco cirurgico vem realizado cirurgias inéditas, como os procedimentos bariátricos por videolaparoscopia e os neurológicos, que conferiram ao HCC alta complexidade na especialidade.
Em 2024 o HCC inaugurou a modernização da recepção, internação e do centro de convivência, aberto diariamente para a toda a comunidde. Lá funciona um novo restaurante, que incrementa significativamente a receita financeira do hospital.
Atualmente o HCC é referência para 500 mil pessoas da região. Possui residência médica e é campo de prática para diversas áreas da saúde. Mantém 600 colaboradores e 200 médicos no corpo clínico.
Reaiza 80 mil procedimentos na urgência e emergência e 10 mil internações todos os anos.